A ESCUTA DAS DEMANDAS POR ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO (AT) NAS ESCOLAS E SUAS IMPLICAÇÕES
Texto apresentado no X COLÓQUIO INTERNACIONAL DO LEPSI – “Crianças públicas, adultos privados”, realizado em 2014. As autoras Priscila de Azevedo e Souza Venosa e Juliana Vidigal Bruno explicitam neste trabalho o que, como ATs, escutam das demandas por acompanhamento terapêutico nas escolas, e que ecoam um mal-estar na civilização dos dias de hoje. As autoras trabalham com a hipótese de que há algo nessas demandas que ressoa um mal-estar específico da atualidade na educação das crianças de um modo geral, mas especialmente no caso daquelas ditas de inclusão – as chamadas genericamente de “alunos com necessidades educacionais especiais.
(download pdf)

QUANDO O ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO ENCONTRA A ESCOLA: A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA INTERCESSORA
Dissertação de mestrado da Paula B. Albano na qual a autora realiza uma leitura clínica, política, crítica e institucionalista de duas experiências de acompanhamento terapêutico de crianças em escolas, realizadas junto ao Grupo Laço, onde discute as especificidades desta modalidade de atendimento: as demandas e as funções que cumpre na escola, os efeitos que a presença do acompanhante terapêutico produz nos atores envolvidos e os principais pontos de tensão que permeiam o trabalho. Busca evidenciar um desenho metodológico desta prática, que caracteriza-se por um processo de trabalho que se dá de modo cogestivo, lateralizado, no qual todos os atores participam ativamente do projeto de inclusão: acompanhante terapêutico, educadores, pais e crianças, de forma a construir um plano comum.
(download pdf)

UM “INSTANTE DO OLHAR” PARA AS IMPOSSIBILIDADES DO EDUCAR NOS DIAS DE HOJE: APONTAMENTOS A PARTIR DA TEORIA LACANIANA DOS DISCURSOS
Dissertação de mestrado da Priscila Venosa, na qual pretende-se dirigir um olhar para as impossibilidades do educar a partir de cada uma das formas discursivas que ele pode assumir nas sociedades. A principal ferramenta utilizada é a teoria dos discursos de Jacques Lacan, uma releitura dos três impossíveis freudianos. Dos cinco discursos ensinados por Lacan – mestre, histérico, universitário, capitalista e analítico – é dado maior enfoque àqueles considerados politicamente hegemônicos nos dias de hoje: o universitário e o capitalista. O objetivo é discutir e levantar questões sobre como se configura o mal-estar nos dias de hoje e como os discursos hegemônicos engendram as subjetividades dos sujeitos na educação e na sociedade.
(download pdf)

ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO: INVENÇÕES TERAPÊUTICAS NO ESPAÇO PÚBLICO
Os desafios do trabalho junto a crianças com graves comprometimentos psíquicos cnvocam o terapeuta a se despir das diretrizes previamente instituídas e se lançar a uma condição de criação constante. Trataremos aqui do aspecto inventivo que se faz presente no tratamento dessas crianças na clínica do acompanhamento terapêutico.
(download pdf)

DIÁLOGOS SOBRE AS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Este artigo aborda o evento oferecido pelo Grupo Laço, Diálogos sobre as Práticas na Educação Inclusiva com a participação da Adriana Marcondes, psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da USP, Mestre e Doutora em Psicologia Social.
(download pdf)

MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA À EXCLUSÃO SOCIAL
No colóquio realizado na PUC Movimentos de resistência à exclusão social pudemos acompanhar o encontro de dois fóruns, Fórum sobre a medicalização da educação e da sociedade e do fórum na França PASDEODECONDUITE, representados respectivamente pela psicóloga Marilene Proença e pela psicanalista Maie Christine Davoudjan
(download pdf)

A ABERTURA DA GAIOLA: ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO E AUTONOMIA
Este trabalho pretende problematizar a temática da autonomia e sua interface com o acompanhamento terapêutico. A autonomia é citada como objetivo central em diversos dispositivos clínicos da saúde mental. No seu significado formal, presente nos dicionários, o termo se aproxima de um isolamento quase solitário. Mas é essa autonomia que almejamos para os nossos pacientes? A tese de que a autonomia se funda na relação, e portanto deve ser semeada nas relações, é defendida no presente trabalho. Em seguida, ela é ilustrada com passagens de m Acompanhamento Terapêutico.
(download pdf)

REFLEXÕES SOBRE O ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO COMO DISPOSITIVO NA INCLUSÃO ESCOLAR
A partir da idéia de educação inclusiva, originária do lema "Educação para todos e tdos pela Educação" desenvolvido nas conferências mundiais da ONU (1990), as crianças até então excluídas desse sistema passam a ter o direito de estudar assegurado. "Lugar de criança é na escola": é assim que se define a criança moderna. Tal inovação, que passa a ser assegurada por lei, não veio, entretanto, acompanhada de medidas que viabilizassem e facilitassem sua implementação nas escolas.
(download pdf)

DISPOSITIVOS DE APOIO À INCLUSÃO ESCOLAR COMO ANALISADORES INSTITUCIONAIS – BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DO AT NA ESCOLA
A Educação Inclusiva tem nos colocado questões fundamentais a serem repensadas e problematizadas. Seja na área da Educação, primordialmente,
(download pdf)